Notícias Gearte
Feira de brindes aposta em tecnologia e sustentabilidade
A 17ª Expo Bríndice – Negócios e Tendências, que terminou na sexta-feira (23) em São Paulo, movimentou cerca de R$ 500 milhões em novos e futuros negócios.
28/07/2010
O mercado de brindes possui 4 mil empresas, sendo 90% delas micro e pequenas, que juntas faturaram no ano passado US$ 4,5 bilhões, gerando 80 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. A expectativa é que este ano o mercado de brindes cresça 10%.
Mais de 80% das 70 empresas expositoras da Expo Bríndice são micro e pequenos negócios. O mercado de brindes vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos. Uma das tendências mostradas na feira é a maior presença das pequenas e médias empresas de segmentos diversos como compradoras. “Até alguns anos atrás, praticamente apenas as grandes empresas se preocupavam com o uso do brinde. Hoje a visão estratégica do brinde está se ampliando significativamente”, diz Luiz Roberto Salvador, diretor do grupo Bríndice e organizador do evento.
Os brindes estão cada vez mais sofisticados e produzidos e acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor, cada vez mais voltado à tecnologia e preocupado com o meio ambiente. Uma pesquisa feita pelo grupo Bríndice no ano passado, mostrou que o pen drive foi considerado pelas empresas compradoras como um dos brindes preferidos de final de ano, disputando o ranking com as agendas, calendários, canetas e outros itens convencionais. O diretor estima que o pen drive, como brinde, cresceu pelo menos 20% ano passado, devendo saltar para no mínimo 50% em 2010.
Na feira, foram apresentados mini pen drive, pen drive com leitor biométrico, que só abre após identificar as digitais do dono e até um ímã de geladeira que grava e filma os recados, substituindo os velhos papeizinhos, entre tantos outros. “O brinde tecnológico é a coqueluche dos últimos três anos”. O sucesso do pen drive, justifica-se segundo Luiz Roberto Salvador, por ser um produto útil para homens e mulheres das mais variadas idades e profissões, bem como pelos seus filhos, para uso escolar ou de lazer. Como o preço deste produto está ficando cada vez menor, é uma alternativa de brinde para empresas de todos os tamanhos e de todas as áreas de atuação.
“A informatização crescente, em casa, no escritório ou na escola tornou o pen drive uma ferramenta de uso quase tão essencial quanto a caneta”, avalia o organizador da Expo Bríndice. O pen drive já é um coringa, que as pessoas carregam no bolso (ou bolsa) para apresentar trabalhos, palestras, levar ou trazer serviço para casa etc. “Sua necessidade cresce dia a dia e não duvido que, em breve, dispute com a caneta o primeiro lugar do ranking dos brindes preferidos”, acredita Salvador.
Sustentabilidade
Produto mais sustentável também é uma das preocupações dos produtores de brindes do Brasil. “Está é uma tendência que veio para ficar. O Brasil precisa ser sustentável e ter grandes preocupações ambientais. As transformações ainda são pequenas. “A maioria dos fabricantes têm pelo menos um item “verde” na sua linha de produtos”.
Entre os brindes ecológicos, a Expo Bríndice apresentou moringas que substituem copos plásticos, produtos em couro ecológico, agendas em papel reciclado, baralhos ecológicos, camisetas feitas de garrafas pet, sachês ecológicos, origamis criativos etc.
Um dos grandes destaques são as ecobags, as sacolas ecológicas que irão substituir em pouco tempo as sacolas plásticas em supermercados e lojas. “Hoje já temos camisetas fabricadas com fios de garrafa pet e canetas de amido de milho”, diz o diretor.