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Qual a necessidade dos brindes no Marketing?
As relações corporativas de hoje valorizam muito a distribuição dos brindes
27/10/2011
No mundo da comunicação, principalmente na área do Marketing, muitas instituições desenvolvem diversas ações para conquistar cada vez mais clientes. As estratégias são enumeras, indo de produtos e serviços oferecidos de forma diferenciada, ou pela experiência de compra e até mesmo por meio do marketing direto, tudo com o objetivo de agradar este público tão importante para a sobrevivência da organização. Isso se torna ainda mais interessante no modo business-to-business.
Esse é um mercado especial, em que as ações são mais customizadas e dificilmente vemos uma comunicação de massa para esse público. É comum também que no mercado b2b as ações sejam mais sofisticadas e tenham um maior custo individual. Isso porque, enquanto ações voltadas para o mercado consumidor envolvem um público de milhares ou até milhões de pessoas, no mercado empresarial o público-alvo é composto de um número limitado de empresas. Logo, o orçamento de marketing dividido por esse número restrito de clientes, gera um custo-cliente muito mais alto.
Nos eventos corporativos, por exemplo, podemos notar tal acontecimento, onde os mesmos possuem uma boa estrutura e planejamento de suas ações e os brindes são distribuídos entre as pessoas presentes. Além disso, grandes empresas costumam patrocinar grandes eventos e levar como convidados seus principais clientes. Muitas vezes essa ação tem um planejamento que envolve um dia inteiro na companhia desses clientes, de forma que eles saiam plenamente satisfeitos e realizados.
Nota-se então que o mercado de eventos e brindes corporativos vem crescendo cada vez mais. E ambos estão se sofisticando com o tempo, sendo elaborados a partir de toda uma estratégia de comunicação integrada. Neste sentido, essa era do relacionamento, que valoriza as pessoas e a interação, os produtos estão se transformando em comodities e o atendimento oferecido pela empresa está se tornando o grande diferencial, ou seja, investir em brindes como meio de relação entre empresa e cliente vem sendo uma atitude bem recomendada.
Fonte: www.industriaecomerciobrasil.com.br