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A importância do planejamento em ações de brinde
No contexto da comunicação empresarial muito se comenta e se questiona sobre o efeito dos brindes.
26/11/2010
Prática tradicional na área de relações públicas, a distribuição de brindes aos principais clientes sempre buscou o objetivo de estreitar relações e promover a marca da empresa. No entanto, a adoção de tal estratégia de forma indiscriminada por algumas instituições pode estar contribuindo para uma possível perda de valor deste tipo de ação.
Antes de uma decisão pela distribuição de brindes, deve haver um planejamento de comunicação que reflita os objetivos da empresa e que apresente o posicionamento pretendido pela marca. A questão é que existem diversos tipos de brindes, diferentes ocasiões em que podem ser distribuídos, assim como diferentes valores atribuídos a eles. Uma empresa pequena que deseja fazer uma ação promocional imediata deverá buscar brindes diferentes de uma empresa grande buscando posicionar a marca institucional na mente de seus maiores clientes.
Partindo desse pressuposto, é importante que tal decisão acerca de presentear ou não clientes com brindes corporativos seja tomada por profissionais da área de comunicação, que possuem o gabarito para traçar estratégias corretas em relação ao assunto. É um erro acreditar que este pode ser um trabalho destinado às secretárias, por exemplo, que têm inúmeras outras tarefas não menos importantes, mas pouco conhecimento técnico para lidar com a questão.
Se bem planejada, a ação promocional através de brindes pode trazer ganhos para a empresa, reforçando sua marca e tornando-a mais próximas de seus principais clientes. A prática vem dando certo para a maioria de seus adeptos, afinal não é por acaso que o mercado de brindes corporativos só vem crescendo a cada ano. Se levada a sério esta tem tudo para ser uma estratégia de sucesso para grandes e pequenas empresas, desde que se estude e se pondere o melhor caminho para cada caso.