Notícias Gearte
Brindes, promoções e propaganda ganham destaque no verão
Com a aproximação do verão e do período de férias escolares é possível observar uma crescente movimentação de campanhas promocionais, principalmente nas cidades litorâneas e suas praias.
20/12/2010
É chegada a hora de encontrar tradicionais empresas que utilizam a estação para alavancar suas campanhas promocionais nas principais praias brasileiras.
Como a distribuição de brindes e amostras grátis se torna recorrente nessa época, é comum vermos nas praias distribuição de amostras de protetor solar, cremes para pentear cabelo, garrafinhas squeeze, novas bebidas energéticas ou hidrotônicas, entre outros.
A distribuição de brindes normalmente fica por conta de campanhas institucionais, onde empresas diversas decidem contemplar seus potenciais ou atuais consumidores com mimos contendo sua marca. Os exemplos mais comuns são camisas, viseiras, bonés, barracas de praia e outros itens que combinam com a estação. Na alta dos brindes ecológicos, é possível ver também exemplares de ecobags sendo distribuídas por seus patrocinadores nas praias.
É no verão também que costumamos ver as propagandas mais divertidas, além de verdadeiras obras de arte, cujos exemplares são encontrados principalmente nas campanhas de cidades turísticas. Beneficiados pelas cores vivas presente em toda a estação, os filmes publicitários tornam-se ainda mais persuasivos e agradáveis aos olhos dos consumidores. A publicidade se faz bastante presente ainda em ações de mídia alternativa, como as bikedoors (bicicletas que levam anúncios) e a propaganda aérea, normalmente em faixas conduzidas por pequena aeronaves.
As promoções de Natal aliadas às de carnaval fazem do período um verdadeiro paraíso para consumidores, que desfrutam de descontos, promoções, brindes e demais mimos das empresas. Por outro lado, elas também são beneficiadas nesta época, já que conseguem manter as vendas em um período teoricamente difícil – o pós-Natal.
Os produtos que possuem sazonalidade favorável no verão são normalmente os que mais investem em ações promocionais, como os sorvetes, filtros solares, bebidas refrescantes, cervejas, etc. O momento é de descontração e favorável às vendas imediatas. Quem comunica deve saber isso e fazer bom proveito do período.