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Criatividade em ações de brindes promocionais
Quando um profissional de comunicação se vê responsável pela área de brindes promocionais acaba se deparando com a questão da repetição de práticas padronizadas em todo o mercado.
15/12/2010
Embora inicialmente não se veja mal nenhum nisso, é sempre bom inovar e se destacar dos concorrentes com tais práticas. De que forma então buscar a criatividade nas ações de brindes?
Primeiramente, o requisito principal para fugir da mesmice nessas ações é ter um mínimo de controle de tudo que já foi praticado pela empresa, em quais épocas e junto a quais grupos de clientes. A repetição de determinadas ações, por mais bem-sucedidas que tenham sido, acaba não agradando os clientes mais atentos e que gostam de receber novidades ou pelo menos perceber que a empresa está se empenhando para ser minimamente inovadora.
Um bom estudo do que está sendo praticado pela concorrência também é indicado. Ele é útil não apenas para que se tenham novas idéias, mas também para descobrir se existem estratégias parecidas que podem ser percebidas como plágio ou falta de criatividade de uma das partes. Tendo realizado essas análises, é hora de partir em busca de fornecedores que ofereçam novidades ou opções de personalização únicas que possam atender seus objetivos.
Atualmente o que está surgindo de mais novo no mercado são os brindes tecnológicos, que vêm acompanhando a velocidade de aperfeiçoamento de tais itens. Se a alguns anos as pen drives de 1 giga eram uma opção restrita às empresas com grandes orçamentos de brinde, hoje já existem as personalizadas de 4 gigas com preços acessíveis a médias e pequenas empresas. Tais recursos vêm incorporados a canetas, chaveiros e outros itens. Se o artigo em si já está usual, é possível inovar na embalagem, em cores, nas formas de gravação da logomarca, etc.
Tudo depende da capacidade do fornecedor de brindes em entregar artigos personalizados de acordo com as necessidades da empresa. É verdade que nem sempre é possível utilizar a criatividade no objeto em si, mas nesses casos, dá pra ser inovador na mensagem que vai junto ao brinde, na ocasião em que ele é distribuído, etc. Portanto, toda uma estratégia de comunicação deve ser montada em torno da ação, para que ela seja o mais completa e eficiente possível.
Fonte: Informatica e Internet