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Por que ser presenteado?
Confira a nova postura do consumidor em relação aos brindes corporativos
06/10/2011
A ação das empresas de distribuírem brindes é extremamente antiga, porém o que vem sofrendo mutações atualmente são as exigências dos consumidores que não se contentam mais com qualquer coisa, ele deseja algo que possa ser útil no seu dia a dia.
Essa nova postura do consumidor já foi constata na pesquisa realizada pelo Ipsos em 2008, feita em 15 diferentes tipos de mercado consumidor, com pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, e tendo como foco o Brasil, a Argentina, o México e a Espanha, por serem países em que os consumidores possuem relações mais emocionais com as marcas que consomem.
Entre os pesquisados, 52% admitem que já adquiram produtos que continham algum brinde promocional, sendo que 52% eram alimentos, 33% artigos de higiene pessoal e 29% produtos de limpeza. 55% sentem realmente vêem um diferencial nas marcas que oferecem brindes e 52% acreditam que as marcas que oferecem brindes têm algum tipo de preocupação com o cliente, vendo-o como um aliado, amigo ou parceiro. Um ponto muito interessante que mostrou a pesquisa, que vale a pena ressaltar, é que cerca de 50% dos consumidores ouvidos acreditam que vale a pena pagar um pouco a mais por produtos com brinde e 47% disseram ter passado a consumir mais produtos de marcas que investem neste tipo de promoção.
A pesquisa também confirmou que brindes sem utilidade causam no consumidor uma reação contrária, causando aversão aos produtos onde os brindes são julgados por ele como inúteis.
Nota-se que promoções em que temos produtos com brindes realmente úteis fazem a venda ter um crescimento considerável. Entretanto, o brinde tem de ser entregue no momento da compra, caso contrário ele não tem tanta influência no desejo consumidor de quem o recebe.
Um ótimo exemplo disto são lanchonetes como McDonalds e Bob’s, onde os lanches infantis tiveram um aumento gigantesco após a prática dessa política de distribuição de brindes. Nos dias de hoje, onde os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e seletivos em relação às marcas e produtos que consomem, e a ajuda extra de um brinde para aumentar as vendas tem funcionado para 100% das empresas que utilizam essa ferramenta de marketing.
No entanto, é necessário que se preste atenção no quesito utilidade do brinde a ser distribuído, não subestimando o poder de influência de uma linda caneca. Ela pode significar um gigantesco crescimento nas vendas da sua empresa.
Fonte: www.industriaecomerciobrasil.com.br