Notícias Gearte
Adequando os brindes corporativos aos seus diversos públicos
As empresas costumam utilizar a distribuição de brindes como estratégia de comunicação
11/07/2011
As organizações que normalmente usam a distribuição de brindes como estratégia de comunicação têm a consciência de que o consumidores também adoram recebê-los. Não se faz necessário nenhuma pesquisa de opinião para constatar quais são os objetos que agradam. Entretanto, as empresas necessitam ter cuidado na hora de adequar o brinde escolhido para cada público-alvo que irá recebê-lo. Isso é importante para que exista uma sintonia, ou seja, a ação irá retornar com o efeito esperado.
Há empresas que lidam diretamente com o público infantil, por exemplo, podendo ser aquelas voltadas para a fabricação ou venda de brinquedos, de roupas, de cosméticos infantis, entre outros. Esse é um público muito especial, pois a cada dia sua influência é maior na decisão de compra dos pais. Por isso as campanhas publicitárias e outras formas de comunicação vêm sendo cada vez mais direcionadas a elas. Os brindes não podem ficar de fora. Eles também devem se adequar em estilo, tamanho e cores que agradem às crianças e conquistem sua simpatia.
Quando se trata de brindes corporativos especificamente, deve-se tomar bastante cuidado. Estes itens precisam ter um maior valor agregado, pois normalmente tratam de relações empresariais e não apenas daquela que uma marca trava com seu consumidor final. Podemos afirmar que o brinde pode ser proporcional ao retorno que determinado cliente promove para a empresa. Logo, se existe um cliente cujo contrato sustenta boa parte da empresa, ele deve ser privilegiado na escolha de um brinde à altura. Neste caso, existem diferentes fornecedores, com experiência na fabricação de brindes personalizados, sofisticados e de bom gosto.
Independente do público a que se destine, é sempre bom que a empresa, sempre que possível, adote brindes que reflitam a sua imagem institucional. O brinde corporativo faz parte de uma estratégia maior de comunicação e por isso deve estar alinhado ao que foi determinado nela. Seja na embalagem, na mensagem ou no artigo em si, é importante que tais características sejam preservadas de forma a reforçar a imagem de marca.
Fonte: www.industriaecomerciobrasil.com.br